08/03/18

Cinema | Dia Internacional da Mulher, "Mulheres do Mar" e “AMA-SAN” | 8 de Março | 21h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça | Faial


Quinta-Feira 8 de Março
no Dia Internacional da Mulher temos cinema às 21:00 na Biblioteca!!!


Sessão "Mulheres do Mar":
O primeiro filme consiste na estreia internacional em simultâneo da curta-metragem “AMA” de Julie Gautier, apneista, performer e realizadora. “Ama utiliza a graciosidade como vector de emoção, não há palavras, só movimentos.” Esta curta será exibida pela primeira vez e em simultâneo em 42 locais em redor do globo, desde a Nova Caledónia ao Havai, no dia 8 de Março.

O segundo filme, “AMA-SAN”, da realizadora portuguesa Cláudia Varejão, é um documentário sobre as pescadoras de pérolas japonesas: "Mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas. As Ama-San conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina."

Os dois filmes, sem nenhuma ligação directa entre si, partilham nos seus títulos o termo “AMA” que em japonês significa “mulher do mar”. O Observatório do Mar dos Açores programa assim para esta noite duas obras artísticas feitas por mulheres e que versam sobre a realidade feminina e as diversas ligações que esta podem ter com o mar, desde a própria subsistência a uma ligação mais afectiva e poética. A sessão conta com a parceria da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e da Associação Cultural Fazendo.

Sem comentários: