20/09/17

Literatura | “Encontro com o Escritor”, David Machado | 22 de Setembro | 18h00 | Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro | Angra do Heroísmo



“Encontro com o Escritor”
David Machado
 
Data: 22 de setembro
Hora: 10:00 – Sessão para as escolas; 18:00 – Sessão para o público em geral
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Entrada Livre

A Direção Regional da Cultua, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de David Machado, jovem autor português com romances premiados e dois livros infantis incluídos no Plano Nacional de Leitura.
Um dos seus romances, “Índice Médio de Felicidade”, foi agora adaptado ao cinema, por Joaquim Leitão e teve um prémio da União Europeia para a Literatura, 2015. Além disso, este livro garante que David Machado é um dos melhores ficcionistas da sua geração.
A moderação das sessões está a cargo de Paula Cotter Cabral e a sessão para o público em geral contará com um momento teatral, da responsabilidade do L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, liderado por Luís Carvalho, que encenará um conto intitulado “Acho que posso ajudar”.

David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Publicou romances, O Fabuloso Teatro do Gigante, Deixem Falar as Pedras, Índice Médio de Felicidade (prémio da União Europeia para a Literatura, prémio Salerno Libro d’Europa) e Debaixo da Pele. Publicou, além disso, vários contos para as crianças, entre eles, A Noite dos Animais Inventados (Prémio Branquinho da Fonseca 2005), O Tubarão na Banheira (Prémio Autor SPA/RTP 2010), A Mala Assombrada, Parece Um Pássaro, Eu Acredito, Uma Noite Caiu Uma Estrela e Os Livros do Rei. Os seus livros estão publicados em mais de uma dezena de línguas.

Paula Alexandra de Sousa Cotter Cabral, natural de Lisboa, nasceu em 1970, e vive na ilha Terceira há cerca de vinte anos. Defendeu, em abril de 2004, a dissertação intitulada “João de Melo”: peregrinações da memória”, integrada no Mestrado de Cultura e Literatura Portuguesas, na Universidade dos Açores. Concluiu a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante em Estudos Portugueses e Ingleses, em 1993, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Pertence à Equipa REDA, da Direção Regional da Educação, à Comissão Coordenadora do Plano Regional de Leitura, da Secretaria da Educação e Cultura da Região Autónoma dos Açores, e lecionou Português, ao ensino secundário, na Escola Secundária Vitorino Nemésia – Praia da Vitória, onde desempenhou também os cargos de Presidente do Conselho Pedagógico e Coordenadora dos Diretos de Turma do Ensino Secundário. Atualmente, desempenha as funções de Diretora Técnica dos Serviços Pedagógicos, na Direção Regional da Educação.

L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, foi constituído no ano 2010, pelo seu ator e encenador Luís Carvalho. Com formação no teatro universitário, através da participação no Grupo Cénico de Direito, da Faculdade de Direito de Lisboa, Luís Carvalho integrou o elenco das peças de William Shakespeare, Molière e Eugene O’Neill.

Sem comentários: