18/09/17

Festival | Festival Walk & Talk Azores - Edição 2017 | Projetos Inéditos | 29 de Setembro a 5 de Outubro | Ilha Terceira



Walk&Talk na Terceira
O Walk&Talk viaja pela segunda vez até à ilha Terceira e apresenta-se de 29 setembro a 5 de outubro em Angra do Heroísmo, cidade património da UNESCO. Uma dezena de artistas, intervenções inéditas na cidade, atividades em curso em 3 espaços, exposições, performances, cinema, workshops e conversas, completam o programa.

Para a viagem até à Terceira, o Walk&Talk e o KWY de Ricardo Gomes convidam o coletivo Baldios (pt), Carolina Celas (pt) e Roberto Ciderz (it) para os projetos do circuito de arte; residências com Nuno Costa Santos e Alexandre Borges; aos quais se juntam os projetos de Diana Marincu, Jorge Jácome, Miguel C. Tavares e Ligia Soares. Além das intervenções planeadas para espaços ao ar livre, as atividades do festival decorrem no Museu de Angra do Heroísmo, no Núcleo de História Militar Baptista de Lima e na Biblioteca e Arquivo Regional de Angra do Heróismo. Info Point e Loja W&T na Casa do Sal.

Info Point e Loja W&T na Casa do Sal.

O contexto de Angra do Heroísmo sublinha a dimensão do património na vocação do Walk&Talk, festival que promove o entrosamento entre criação contemporânea e as especificidades naturais, culturais e humanas dos Açores. De que forma as artes e os seus protagonistas poderão contribuir para a vivência de uma cidade, cuja maior riqueza e unicidade dependem da preservação do seu património histórico, será a questão chave, o ponto de partida e de reflexão para esta primeira incursão do projeto. Sem ter a ambição de encontrar respostas, queremos testar hipóteses, reunir e confrontar visões, sobre a formação do património açoriano. E, em plena cidade património de Angra, abordar o papel das dinâmicas artísticas na sua fixação, recriação e expansão permanentes.

A extensão do Walk&Talk à Terceira conta com os apoios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Regional dos Açores, entre outros parceiros locais, como o Museu de Angra do Heroísmo e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional. Viajar pelo arquipélago permite envolver diretamente as outras ilhas na dinâmica e investimento do Walk&Talk. Quer como acontece agora com a extensão a Angra, quer num futuro próximo com a realização de itinerâncias, residências e projetos criados ao longo do ano, novamente em São Miguel e na Terceira ou noutras geografias do arquipélago.

Sem comentários: