19/09/17

Artesanato | Oficina de Tinturaria | 23 de Setembro | 10h30 | Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo



O Museu de Angra do Heroísmo promove no próximo sábado, dia 23 de setembro, uma oficina de tinturaria vegetal, que terá como monitora Guida Fonseca, formadora artesã na área da tapeçaria contemporânea.
Nesta oficina, que decorre no âmbito de uma colaboração com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, recordar-se-á a importância da exportação do pastel e da urzela na economia açoriana, nos séculos XVI e XVII, serão explicados os princípios básicos da tinturaria tradicional com corantes vegetais e realizados tingimentos com plantas tintureiras, recorrendo a diferentes fibras naturais.
A participação é gratuita, mas limitada a 15 formandos adultos. A inscrição decorre através do telefone 295 240 800 ou do mail museu.angra.agenda@azores.gov.pt.
Este evento insere-se no programa das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países e que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Em Portugal, a coordenação das jornadas cabe à Direção-Geral do Património Cultural. O tema deste ano, Património e Natureza, pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões, quer urbanas, quer rurais, e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Sem comentários: